9 de outubro de 2021

5 Formas para Aumentar Sua Produtividade e não Procrastinar

Psicólogo Allyson Alencar

Você já sentiu que o dia passou e você não produziu o suficiente? Já se percebeu com a cabeça cheia e não conseguiu focar em nenhuma atividade? Algum dia você planejou suas tarefas e terminou o dia sem cumprir ao menos a metade delas?

Se você respondeu “Sim” para uma dessas perguntas, continue lendo este artigo, porque nele falarei como você pode produzir mais e ter mais tempo livre para você e sua família.

Se você sofre com a procrastinação, indisciplina, ansiedade de desempenho, falta de foco e desânimo, veja abaixo 5 dicas que vão ajudar a fazer da sua vida comum, uma vida memorável.

 

1- Criar uma rotina pré-sono.

Dormir pouco e trabalhar mais é uma péssima forma de alcançar a produtividade. Estudos apontam que para um sono restaurador precisamos dormir pelo menos 7 horas seguidas de sono por noite.

E para que o seu dia seja produtivo, que você consiga realmente ter foco, é importante criar um pequeno “ritual” antes de dormir. Por exemplo:

  • Adotar horário regular para dormir
  • Desligar-se de telas (celular, TV, notebook) pelo menos 1 hora antes de dormir
  • Evitar listar tarefas para o dia seguinte (Isso deve ser feito em outro momento)
  • Tomar um banho relaxante
  • Ler um livro

Observe que a maioria dessas atividades inclui evitar estimulações excessivas, que são uma das principais causas de ansiedade, insônia, irritabilidade e desregulação emocional.

 

2- Desativar notificações no celular

As notificações são hoje as maiores inimigas do foco. Elas te distraem o dia inteiro e te tornam refém do seu próprio smartphone. Desativar as notificações é uma ótima forma de reassumir o controle e ter foco no seu compromisso. Defina na agenda um horário para responder mensagens.

 

3- Se obedecer! Ouça sua melhor versão.

Quando você está definindo suas metas, planejando sua semana, avaliando seus alvos, você está se pautando na sua melhor versão, e com base nela você lista o que deve fazer.

Quando você desobedece ao que você mesmo escreveu, é sua versão procrastinadora em ação. Na hora da execução, você não precisa concordar com o que escreveu, apenas obedecer ao que você mesmo decidiu que seria o melhor.

 

4- O ambiente te controla! Sim, é verdade!

Como bom analista comportamental que sou, não poderia deixar de falar sobre o que te controla.

No home office, é possível ter foco indo trabalhar no sofá da sala com a TV ligada? O que quero dizer é que o ambiente em que você está vai controlar seu comportamento.

Nesse caso, seria melhor ir para o escritório, fechar a porta, deixar o celular em outro cômodo, pegar uma garrafa com água para evitar ter que interromper o trabalho, e se for o caso, usar fones de ouvido.

O que fizemos aqui? Controlamos o ambiente para que a influência que ele exerça sobre nós, seja favorável ao trabalho.

 

5- Descubra sua missão, seu propósito de vida. [Importante]

Esse é o fator mais importante dessa lista! Na verdade, ele é o ponto Nº1, porque sem saber sua missão de vida e seu propósito, suas tentativas de mudança serão apenas para agradar alguém. Sem descobrir o motivo real por trás de cada meta que você estabeleça, com certeza você não conseguirá cumpri-la.

Se você quer ajuda para sair da inconstância, indisciplina, ansiedade, para ser uma pessoa mais produtiva e com tempo para sua família e para você, cumprindo um propósito e ajudando outras pessoas, me chama no whatsapp para agendarmos um horário.

Não queira melhorar um pouco, queira viver sua melhor versão!

Não é mágica, é um processo que dependerá do seu esforço e dedicação. O mais importante agora, é você se permitir ser ajudado.

 

Allyson Alencar

Psicólogo CRP 01/21658

Analista Comportamental Clínico

61 9 8516-0257 (WhatsApp)

Fonte: 

8 thoughts on “5 Formas para Aumentar Sua Produtividade e não Procrastinar

  1. Filipe Eder Alves Santana says:

    Ainda bem que sempre leio um pouco antes de dormir, mas confesso que a última coisa que sempre vejo é o celular. Vou começar a deixar ele de lado mais cedo antes de dormir. Muito bom artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *