Confira os eventos incentivados pelo GDF que ocorrem de sexta a domingo, com entrada e transporte gratuito pelo programa Vai de Graça
A preparação para o Carnaval ganha forma e coloca Brasília no clima de festejo; e, para quem é mais chegado em uma calmaria, filmes e lançamento de livros também estão presentes na programação do fim de semana da capital federal. Eventos para todos os gostos e bolsos são acessíveis por meio dos equipamentos geridos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pelos programas Lazer para Todos e Vai de Graça, que facilitam o deslocamento e garantem o acesso gratuito às atrações. Confira a agenda cultural a seguir.
Pré-carnaval e festivais
O Bloco das Montadas promove um aulão gratuito de coreografias neste domingo (1º), a partir das 10h, na Birosca, no Conic, como aquecimento para o Carnaval. A atividade será conduzida pelo professor Max Dourado e ensinará os hits que vão do axé ao funk e pop, em clima aberto a todos os públicos, sem exigência de experiência prévia. Eleito o melhor bloco de rua do Carnaval de Brasília, o das Montadas desfilará em 15 de fevereiro e ocupará novamente a área externa do Museu Nacional da República.
O projeto Cidade Viva estreia a programação com o Festival Distrito Sonoro, neste sábado (31), das 15h às 23h, no Porks Ceilândia. O evento, gratuito mediante retirada de ingresso, reúne painéis formativos sobre música e economia criativa, além de apresentações de DJs em duas pistas, articulando formação, cultura urbana e arrecadação de alimentos para pessoas em vulnerabilidade.
Já na segunda (1º) e na terça (2), começa a Festa das Águas 2026, na Praça dos Orixás, com cortejo histórico levando imagem de Iemanjá do Paranoá até o local da celebração. A programação inclui rituais, música, feira de artesanato, espaços infantis e ações de acolhimento, além do anúncio da reforma da praça, com foco em preservação cultural e sustentabilidade.
Cinema e espetáculos
Para quem prefere uma programação mais tranquila, o Cine Brasília é uma boa opção. Até segunda-feira, o espaço recebe a Mostra de Cinema Japonês, com um mergulho no imaginário sobrenatural do Japão e nas raízes culturais que atravessam essas narrativas. Também estão em cartaz títulos de linha mais dramática, como Hamnet: a vida antes de Hamlet, e Se eu tivesse pernas, eu te chutaria. A programação completa pode ser conferida no site do Cine Brasília.
Na área do teatro, o espetáculo Guerreiras do K-Pop, da Cia Teatral Néia & Nando, será apresentado sábado, segunda-feira e no próximo fim de semana (7 e 8/2), às 17h, no Teatro da Escola Parque 308 Sul. Inspirado no fenômeno musical que conquistou crianças e adolescentes em todo o mundo, a montagem teatral, com roteiro original, coreografias e figurinos são inspirados no universo do K-Pop e abordam amizade e trabalho coletivo. Os ingressos estão no Sympla.
Parte do Festival Encantos, a oficina Som em Movimento ocorre neste sábado, às 16h, na Escola de Música MIFÁSOL-LÁ (503 Sul). Conduzida por Victória Oliveira, a atividade convida crianças de 2 a 5 anos e responsáveis para uma vivência de dança e conexão corporal, baseada em educação somática e práticas inclusivas.
O espetáculo infantil Samba na Areia encerra a 4ª edição do Festival Encantos, no domingo, às 16h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Com Célia Porto, Rênio Quintas e Eduardo Bento, o show aposta na música popular brasileira de forma lúdica e interativa, voltado especialmente para crianças de 1 a 7 anos e suas famílias. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Leitura e diversidade
Para os leitores de plantão, a escritora Maíra Valério lança o livro de poesia Amarga neste sábado, às 16h30, na ivraria Circulares (714/15 Norte). A obra, vencedora do prêmio Tato Literário reúne poemas sobre solidão, trabalho e pressões sociais, com linguagem ácida e humor, em evento gratuito interativo.
Também neste sábado, a artista Renata Weber lança o romance experimental O ano um, às 19h, na DeCurators (412 Norte). O livro-objeto combina texto, monotipias e versão sonora, explorando memória e envelhecimento, e o evento inclui miniexposição das obras visuais e conversa com a autora. Na obra, a protagonista escreve notas para “ancorar o fio da memória”, enquanto o esquecimento se aproxima e embaralha as referências do cotidiano.
Já o livro O elo da mariposa, lançado no contexto do Dia da Visibilidade Trans, propõe acolhimento e diálogo sobre identidades trans a partir de relatos de familiares. A obra, de Luda Aquareluda e Nambir Kaur, está disponível online e também foi distribuída a escolas e bibliotecas públicas, com foco em apoio a famílias e promoção de escuta e informação desde a infância.
Turismo e lazer
Para quem quer conhecer os atrativos turísticos da capital federal, independentemente da programação, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) organizou rotas que valorizam diferentes áreas — como a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira todas as rotas aqui.
Há ainda a opção de aproveitar, pelo programa Lazer para Todos, o Zoológico de Brasília, aberto de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h; e o Jardim Botânico, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h — sendo de graça aos domingos. Também dá para chegar a todos os atrativos aos domingos sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo Vai de Graça.
Por
Jak Spies, da Agência Brasília


