No Recife, iniciativas unem planejamento, tecnologia e solidariedade para evitar que toda essa comida vá para o lixo.
O Brasil desperdiça mais de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, e no Recife iniciativas unem planejamento, tecnologia e solidariedade para mudar isso.
Em vez do lixo, é a panela que recebe alimentos com pequenos defeitos que dificilmente o consumidor levaria para casa. Bons para o consumo, eles viram ingrediente para a sopa no Ceasa do Recife.
“Atualmente, atendemos atualmente 50 comunidades. Ou seja, são 5 mil pessoas, e nós produzimos mil quilos de sopa diariamente com a ajuda dos comerciantes e a sobra desse material”, diz o presidente do Ceasa/PE, Bruno Rodrigues.
E a sopa que mata a fome também combate o desperdício. Um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos, e 80% desse desperdício acontecem no processo de produção, manuseio, transporte e nas centrais de abastecimento.
A empreendedora social Úrsula Corona apostou na inovação para ajudar a combater a fome. Ela criou o aplicativo Fome de Tudo, que desde fevereiro deste ano já distribuiu 80 toneladas de alimentos. Uma rede de produtos hortifrutigranjeiros de Pernambuco se cadastrou no aplicativo e agora, três vezes por semana, doa cerca de 120 quilos de alimentos em condições de consumo.
Fonte:G1