Aplicativo CLDF Online é apresentado em Seminário Ibero-americano de soluções inovadoras

9 de setembro de 2022
Participantes ficaram bem impressionados com os recursos de transparência e a disposição do Legislativo em promover a participação popular por meio de recursos de rede social│Foto: Carlos Gandra/CLDF

O aplicativo CLDF Online foi apresentado para representantes de países como México, Guatemala, Peru, Bolívia, Colômbia e Costa Rica, durante o Seminário Ibero-Americano “Soluções Inovadoras de Governo Digital”, realizado no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), na Cidade do México, nos dias 30 e 31 de agosto.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), a pedido da Vice-Presidência da Casa, o aplicativo permite o acompanhamento de todos os projetos de lei em tramitação na Casa e os usuários ainda podem opinar sobre o conteúdo da proposta. A nova ferramenta busca estimular a participação da sociedade e contribuir com a transparência das ações realizadas pela Câmara.

O coordenador da CMI, Marcelo Herbert, além de representar o Distrito Federal no assunto governo digital, fez a apresentação do aplicativo para os representantes dos diversos países participantes do evento. De acordo com ele, os participantes ficaram bem impressionados por causa da transparência que a ferramenta oferece e com a aceitação do governo do DF e do Legislativo em “promover essa participação popular utilizando recursos de rede social em todo o seu processo legislativo”.

Herbert salienta que o encontro serviu para uma troca de experiência no assunto governo digital entre os países. “Esse tipo de intercâmbio nos ajuda a conhecer as inovações. Quando vemos que alguém já fez e deu certo, isso também nos ajuda”, completou.

O aplicativo CLDF Online pode ser baixado nas lojas dos sistemas IOS e Android, gratuitamente. A ferramenta permite a personalização do seu uso, sendo possível escolher acompanhar um determinado parlamentar, proposições de interesse, os temas e até a região administrativa que o usuário quer acompanhar. A plataforma envia notificações sobre qualquer novidade do seu interesse.

Conferência Mundial sobre Modernização Legislativa

CLDF Online voltará a ser apresentado no LegisTech Forum – 3ª Edição – Conferência Mundial sobre Modernização Legislativa, que acontecerá de segunda-feira (12) a sexta-feira (16), durante a semana internacional da democracia, e contará com a participação de 53 Parlamentos e Legislaturas Subnacionais de 37 países, de todos os continentes em 56h de discussões de alto nível entre os Parlamentos. O encontro será virtual e a apresentação do aplicativo da Câmara Legislativa acontecerá no dia 14/09, às 15h30.

Confira:

🗓 De 12 de Setembro a 16 de Setembro de 2022
🕗 Das 08:00am – 07:30pm
🗣 Inglês, Português e Espanhol
📌 Virtual no Zoom
🔗 Link para a conferência: https://bussola-tech.co/legistechforum2022/

Luís Cláudio Alves – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *