Com pedido do TRE-DF à SSP-DF, solenidade terá policiamento ostensivo, tropas especializadas, detectores de metal e vigilância especializada
A diplomação dos candidatos eleitos pelo Distrito Federal nas eleições de 2022 ocorre às 19h desta segunda-feira (19/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. E, após os casos de vandalismo no centro de Brasília, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) cobrou segurança reforçada para a cerimônia.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou que a diplomação terá presença de policiamento ostensivo, tropas especializadas, detectores de metal na entrada e vigilância de manifestantes.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deslocará veículos de emergência, salvamento, combate a incêndio, fiscalização de estrutura, assim como de produtos perigosos.
Na manhã desta segunda-feira (19/12), a região do Ulysses Guimarães ainda não tem esquema de segurança montado. No entanto, placas de sinalização do Departamento de Trânsito (Detran-DF) avisam sobre a cerimônia e proíbem estacionamento no gramado. A orientação é de que os motoristas usem o estacionamento do Estádio Mané Garrincha
Pelas contas do TRE-DF, aproximadamente 1,2 mil convidados devem participar da solenidade. Toda a movimentação nos arredores do Centro de Convenções será monitorada, por meio de imagens e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 instituições, órgãos e agências.
Trinta e seis candidatos eleitos pelo DF serão diplomados pelo tribunal. O grupo é formado pelo governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB); pela vice-governadora eleita Celina Leão (PP); além de 24 deputados distritais, oito federais, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), que venceu a vaga para o Senado, e o primeiro suplente dela, Manoel Coelho Arruda Junior (União
Vandalismo
Em 12 de dezembro, o centro de Brasília virou um cenário de guerra, após grupos promoverem uma série de ataque a patrimônios públicos e privados da cidade. O grupo tentou invadir a sede da Polícia Federal, queimou ônibus, depredou uma delegacia. Mesmo assim, ninguém foi preso até o momento.
Para evitar episódios semelhantes, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, cobrou reforço na segurança para o dia da diplomação. A solicitação chegou diretamente ao secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
Críticas
O presidente do TRE-DF afirma que grupos “criminosos e subversivos” tentam tumultuar o processo eleitoral democrático, com atos de “terrorismo e de vandalismo”. Para o desembargador, é necessário garantir o respeito à democracia , bem como à integridade física e moral dos candidatos eleitos, aos familiares deles e a correligionários.
Belinati destacou, ainda, a importância da pacificação no período: “A Justiça Eleitoral deseja momentos de reconciliação, de união, de comemoração e de alegria entre os candidatos eleitos e seus partidários”.
Eleitos
Governador
Ibaneis Rocha (MDB)
Vice-governadora
Celina Leão (PP)
Senadora
Damares Regina Alves (Republicanos)
Suplente da senadora
Manoel Coelho Arruda Junior (União Brasil)
Deputados federais
- Alberto Fraga (PL)
- Beatriz Kicis (PL)
- Erika Kokay (PT)
- Fred Linhares (Republicanos)
- Gilvam Máximo (Republicanos)
- Rafael Prudente (MDB)
- Julio Cesar Ribeiro (Republicanos)
- Reginaldo Veras Coelho (PV)
Deputados distritais
- Bernardo Rogério Mata de Araújo Junior (PMN)
- Chico Vigilante (PT)
- Daniel de Castro Sousa (PP)
- Daniel Xavier Donizet (PL)
- Dayse Amarilio Donetts Diniz (PSB)
- Eduardo Pedrosa (União Brasil)
- Gabriel Magno Pereira Cruz (PT)
- Iolando Almeida de Souza (MDB)
- Jane Klebia do Nascimento Silva (Agir)
- Jaqueline Angela da Silva (Agir)
- João Alves Cardoso (Avante)
- João Hermeto (MDB)
- Joaquim Domingos Roriz Neto (PL)
- Jorge Viana de Sousa (PSD)
- Marcos Martins Machado (Republicanos)
- Max Maciel Cavalcanti (PSol)
- Paula Moreno Paro Belmonte (Cidadania)
- Pedro Paulo de Oliveira (PP)
- Ricardo Vale da Silva (PT)
- Robério Negreiros (PSD)
- Roosevelt Vilela Pires (PL)
- Thiago Manzoni (PL)
- Wellington Luiz (MDB)
Fonte: Metropoles