4 de junho de 2021

Aquecimento global causa cada vez mais mortes e preocupa especialistas; ouça podcast

Ex-diretor do Inpe, o premiado cientista Ricardo Galvão analisa a crise climática e os riscos para Amazônia brasileira diante do negacionismo do governo federal

Mais de um terço das mortes por calor em muitas partes do mundo estão ligadas à mudança climática. Os dados são de estudo publicado na revista Nature Climate Change e acendem um novo alerta sobre o aquecimento global. Para analisar os impactos da crise climática no Brasil, o podcast Rádio FAP, produzido pela Fundação Astrojildo Pereira, entrevista o físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e um dos cientistas mais premiados do país.

continua depois do anúncio

O desmatamento da Amazônia, a destruição das políticas públicas ambientais e a gestão negacionista do ministro Ricardo Salles estão entre os principais temas do programa. O episódio conta com áudios do canal da DW Brasil, Rede TVT, TV Brasil e jornal Folha de S.Paulo no Youtube.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Google Podcasts, Youtube, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. Nesta edição, a entrevista foi realizada por Cleomar Almeida, coordenador de publicações da FAP. A edição-executiva é de Renato Ferraz.

Escolhido pela prestigiada revista científica “Nature” como um dos dez cientistas que mais se destacaram no mundo em 2019, Ricardo Galvão é especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada. Doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, e Livre-Docente em Física Experimental na Universidade de São Paulo (USP). O renomado cientista é uma das presenças confirmadas no 2º Webinar Semana do Meio Ambiente, que ocorre nesta segunda-feira (7), a partir das 19h.

SERVIÇO
2º Webinar Semana do Meio Ambiente
Crise climática e a Amazônia brasileira
Data: 7/6/2021
Transmissão: a partir das 19 horas
Onde: portais e redes sociais da FAP (Facebook portais e redes sociais da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) (Facebook e Youtube) e outras entidades
Realização: Observatório da Democracia

Fonte: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *