Benefícios da atividade física para idosos

1 de janeiro de 2023

Praticar atividades físicas ajuda a prevenir e combater doenças. Confira 7 benefícios da atividade física para os idosos

Foto: reprodução-Freepik

Manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de viver a “melhor idade”. Para os idosos, praticar exercícios é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e também manter a mente saudável. A prática de atividades físicas para os idosos minimiza os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos.

O envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo que, de certa forma, diminuem a aptidäo e a performance física. No entanto, muitos destes efeitos deletérios säo secundários à falta de atividade física. Por esta razäo a prática do exercício físico regular torna-se fundamental nesta época da vida.

Todavia, a prescriçäo de exercício deve ser individualizada e acompanhada por um profissional, já que as alteraçöes morfológicas e funcionais que acontecem nesta época requerem atenção especial

Confira 7 benefícios da atividade física para os idosos:
1
 – Prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares.
2 – Auxílio no controle da diabetes e artrites, entre outras doenças.
3 – Fortalecimento muscular.
4 – Manutenção da densidade óssea.
5 – Bem-estar físico e mental.
– Melhora do equilíbrio e a coordenação motora.
7 – Melhora a flexibilidade e a força.

Marco inicial do envelhecimento

Há estudos que indicam que o envelhecimento dos nossos órgãos internos passa a ocorrer a partir dos 28 anos de idade, isso significa que tanto internamente como externamente o envelhecimento provoca progressivamente uma perda estrutural e funcional no organismo do ser humano.

Aos 30 anos de idade homens e mulheres começam a perder massa muscular e possuem uma forte tendência a aumentar o percentual de gordura. Quando há perda de massa muscular há perda de força, o que tende a se agravar com o tempo e levar a vida de forma independente e autônoma torna-se uma tarefa difícil devido à falta de energia e o cansaço físico.

É de extrema importância que todas as pessoas iniciem uma atividade física o quanto antes, pois além de proporcionar benefícios para o corpo a atividade física proporciona benefícios para a alma.

Xandy Gomes- PERSONAL TRAINNER, 5°Dan de Karatê Ueichi-ryu- Especialista em Artes Marciais

“Fazer esporte é fundamental para manter o corpo saudável e a mente tranquila. Essa é uma fórmula mágica para a qualidade de vida e funciona muito bem para os idosos que querem se manter proativos” – Profissional em educação física, Xandy Gomes (foto)

 

Segundo especialistas, as atividades físicas mais recomendadas säo as atividades aeróbicas de baixo impacto (caminhar, nataçäo, ciclismo, hidroginástica), que estäo associadas com menor risco de lesöes. Fundamental incrementar a força muscular, já que sua perda é associada com instabilidade, quedas, incapacidade funcional e perda de massa óssea.

“Além de benefícios ao corpo, proporciona benefícios para a alma, pois com o passar dos anos o envelhecimento provoca progressivamente uma perda estrutural e funcional no organismo do ser humano, gerando perda de massa muscular, consequentemente perda de força, podendo tornar a pessoa dependente e sem autonomia”, salienta o profissional de educação física, Diego Piva, que também é coordenador do Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *