Busca ativa tem objetivo de ampliar cobertura vacinal no DF

14 de maio de 2023

Ação realizada pela Secretaria de Saúde no fim de semana levou o Carro da Vacina ao Sol Nascente para fazer a aplicação de 21 mil doses de imunizantes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal segue na estratégia de ampliação da cobertura vacinal e, nesse sábado (13), 25 pontos estiveram disponíveis para a população atualizar o cartão de vacinação. A pasta continua na busca ativa em locais estratégicos, principalmente, os que apresentam maior vulnerabilidade.

A auxiliar administrativa Isabele Monteiro usou os dois braços para atualizar sua vacinação: “Já tinha ouvido falar do trabalho, mas adiava. Dessa vez, chegou a hora e não deixei de aproveitar porque estavam aqui pertinho de mim” | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

O Sol Nascente, ainda na pandemia, em 2022, foi a primeira cidade a receber esse tipo de ação que, desde então, não parou mais de acontecer. Além da cidade, a Saúde esteve presente, durante todo o dia, na Fercal, São Sebastião, Estrutural e na ação GDF Mais Perto do Cidadão, em Sobradinho.

Isabele Monteiro, 23 anos, auxiliar administrativa é moradora do Sol Nascente e elogiou o trabalho das equipes que ela sabe que existe há um tempo. “Neste sábado, consegui atualizar as minhas vacinas. As meninas conferiram e usei os dois braços para poder ficar em dia. Já tinha ouvido falar do trabalho, mas adiava. Dessa vez, chegou a hora e não deixei de aproveitar porque estavam aqui pertinho de mim”, declarou Isabele.

8 milhõesde doses contra covid-19 já foram aplicadas no DF e governo trabalha para atingir as metas da vacinação de rotina recomendadas pelo Ministério da Saúde

A preocupação com a imunização segue no Distrito Federal. Nos últimos meses, conforme divulgação dos boletins técnicos, a vacinação infantil caiu para quase todos os imunizantes e isso significa um alerta sobre a volta de doenças.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, defende e assegura que seguirá com as ações fora das unidades da pasta, com parcerias importantes na sociedade e governo.

O enfermeiro, Henrique Queiroz, gerente da Unidade Básica de Saúde nº 5 da Ceilândia e que reforça o coro com a secretária, já esteve à frente em ações na região e sabe das vulnerabilidades da população e dos mais carentes.  “As ações, a cada edição, abraçam mais pessoas e, com isso, temos mais gente vacinada e procurando os locais aos sábados.

Mesmo engajado com as lideranças comunitárias e ajudando a divulgar o trabalho, o vendedor Kelven Charles estava com o cartão de vacinação desatualizado: “Hoje (sábado), foi o dia em que eu precisei olhar para mim e priorizar essa atualização. O atendimento foi excelente e muito rápido”

O vendedor local, Kelven Charles, também aproveitou o momento para atualizar o cartão de vacinação. Mesmo engajado com as lideranças comunitárias e ajudando a divulgar o trabalho, ainda estava em falta. “Hoje (sábado), foi o dia em que eu precisei olhar para mim e priorizar essa atualização. O atendimento foi excelente e muito rápido. Recebi as orientações e gostei muito porque achamos que, depois que estamos adultos, não precisamos mais”, relatou.

O Distrito Federal já aplicou mais de oito milhões de doses para covid-19 e quer ainda alcançar as metas das vacinas de rotina que estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Além do calendário vacinal, a Saúde tem duas campanhas ativas, vacinando contra covid-19 e gripe (influenza).

Tanto aos sábados quanto na semana, para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *