Colônia agrícola no Riacho Fundo ganha 31 novos postes de iluminação
Os moradores do Kanegae têm comemorado a conquista mais recente da comunidade localizada no Riacho Fundo. A rede de iluminação pública da principal avenida da colônia agrícola, uma via de aproximadamente 5 km, passou por melhorias. Um investimento de R$ 424 mil permitiu a troca de 100 lâmpadas por LED e a instalação de 31 novos postes na região. Os serviços foram concluídos no fim de dezembro.
“A iluminação pública é essencial à qualidade de vida da população e atua como instrumento de cidadania, permitindo que as pessoas desfrutem plenamente do espaço público no período noturno”, afirma o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. As melhorias no Kanegae foram executadas com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Valdelino Barcelos.
O Programa de Eficiência Energética da CEB trocou 2.809 lâmpadas de vapor de sódio por LED no Riacho Fundo nos últimos quatro anos. O investimento chegou a R$ 2.406.000, valor que não inclui as benfeitorias do Kanegae. De acordo com a administradora do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, um esforço conjunto entre CEB e a administração regional permitiu que a obra na colônia agrícola fosse entregue ainda em 2022.
“A comunidade pedia essa melhoria na rede de iluminação há tempos. A situação estava realmente precária, com poucas lâmpadas funcionando. Ao redor da escola local era muito escuro, perto da UPA [unidade de pronto atendimento] também”, observa Ana Lúcia. “O LED e os novos postes representam mais qualidade de vida para o Kanegae”.
Para quem precisa transitar pelas ruas da colônia agrícola à noite, a nova iluminação pública é sinônimo de segurança também. A operadora de caixa Marcilene Sousa, 37 anos, trabalha em uma das lojas do comércio local até as 20h. E enfrentava insegurança diária no momento de voltar para casa, no Riacho Fundo.
“A avenida era bastante escura, não tinha como não ficar com medo. Tinha motorista de aplicativo que nem aceitava pegar corrida para essas bandas, por conta da falta de iluminação”, comenta Marcilene. “Depois da obra, a minha realidade é outra. Sinto que posso andar por aqui em segurança, o LED clareia bastante, faz uma diferença enorme.”
Carolina Caraballo, da Agência Brasília
👏👏👏👏