Concluído piso da passarela de pedestres da Ponte Costa e Silva

19 de outubro de 2022

Com recursos de R$ 13,6 milhões, obra vai resultar em uma estrutura moderna, beneficiando aproximadamente 15 mil pessoas que passam diariamente pela via 

Com os trabalhos em ritmo acelerado, duas novidades já podem ser vistas na Ponte Costa e Silva, no Lago Sul. A primeira é que está pronto o piso da passarela que passa por debaixo da via e que será um ponto de observação do Lago Paranoá.

A segunda boa notícia é que uma das laterais do elevado está 90% executada, o que permitirá, em breve, a liberação de uma faixa de rolamento para os motoristas. Sob responsabilidade da Novacap, a reforma da antiga passagem conta com um investimento de R$ 13,6 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).

Serviços nas laterais da ponte estão sendo executados em duas etapas, para não comprometer o trânsito | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A reforma das laterais da ponte será feita em duas etapas – uma após a conclusão da outra. Trata-se de uma medida para não comprometer o trânsito no local. No momento, 80 operários finalizam a construção das barreiras laterais New Jersey – feitas de concreto e usadas como proteção para pedestres – e a adequação da superfície da ponte na parte superior. Em seguida, serão instalados 400 metros de guarda-corpo, espécie de barra de proteção utilizada para evitar quedas.

Segundo o fiscal da obra pela Novacap, Daclimar de Castro, a expectativa é que em meados de novembro a faixa seja desimpedida. “Os operários estão concentrados nessa lateral do elevado que está bem adiantada, por isso há a necessidade de fechar a pista”, explica. “Assim que terminar essa etapa, a iluminação poderá ser trocada, e partimos para o outro lado”.

Passagens laterais aumentadas

A Costa e Silva também ganhará nova iluminação LED nas duas laterais. O fiscal informa ainda que as passagens laterais foram aumentadas de 0,8 m para 1,2 m, o que garantirá mais segurança e conforto para pedestres. A obra vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas que passam diariamente na região.

“O local tem tudo para se tornar um ponto de lazer e com segurança”Bruno Franco, engenheiro da obra

Por sua vez, a nova passarela que passa sob a ponte já começa a ser utilizada pelo público. Com 3 m de largura e compartilhada entre pedestres e ciclistas, a via foi toda concretada e agora ganhará corrimão e guarda-corpo na beira do lago – uma novidade por ali, pois o local servirá ainda como um ponto de contemplação do espelho d’água, proporcionando uma visão ampla das margens.

“Sem dúvida, teremos muito movimento também debaixo da ponte”, aposta o engenheiro da empresa contratada Concrepoxi, Bruno Franco. “O local tem tudo para se tornar um ponto de lazer e com segurança”. Daclimar de Castro reforça: “A passarela vai ligar as calçadas do Pontão do Lago Sul até o Parque do Bosque, permitindo assim um bom passeio tanto a pedestres quanto para ciclistas”.

Inaugurada em 1976, a Costa e Silva foi projetada por Oscar Niemeyer e sofreu desgastes naturais ao longo das décadas. Na estrutura interior da construção, também estão sendo feitas outras reformas, com destaque para um trabalho minucioso de correção de fissuras e infiltrações.

O vigilante paraibano Gildemberg Kubitschek, 40, mora em Brasília há oito anos e gosta de contemplar o lago, ainda mais nesses dias de forte calor no DF. A Prainha dos Orixás e o Pontão são seus locais preferidos. Sobre as obras, ele avalia: “Vai ficar bem interessante. Podemos ver que vai facilitar a vida do pedestre que precisa atravessar por cima da ponte. E a passarela é uma ótima ideia. Depois vou lá conferir como ficou”.

 

Rafael Secunho, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *