Cruzamento sobre o viaduto do Recanto das Emas livre de semáforos

25 de outubro de 2022

Última etapa da obra inclui retirada de postes de energia e construção de balão de acesso à região e ao Riacho Fundo II, sem paradas de veículos

O cruzamento entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, sobre o viaduto construído entre as duas regiões, permanecerá livre de retenções e sem semáforos. Nesta terça-feira (25), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), inicia a segunda e última etapa da obra que já começou a transformar o trânsito da Estrada Parque Contorno (EPCT), na DF-001.

A expectativa é que, além de destravar o trânsito que por cerca de 20 anos enfrentava retenções, as melhorias vão se refletir também no desenvolvimento do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Inicialmente, será feito o remanejamento dos postes de energia elétrica da Neonergia e das adutoras de água da Caesb. A mudança dessas interferências é necessária para a abertura das vias que terão acesso à parte superior do viaduto, onde uma rotatória evitará o encontro de fluxos que se cruzavam nos dois sentidos. “Éramos questionados pelos moradores sobre a instalação de semáforos nesse cruzamento, o que não vai acontecer”, observa o administrador regional do Recanto das Emas, Wanderley Eres de Deus.

A obra segue ainda com a terraplanagem e abertura das pistas, pavimentação, concretagem da laje de transição – que é o pavimento entre o asfalto e a forma superior do viaduto por onde passarão os veículos, dissipando o impacto entre os dois pisos – e a sinalização.

A obra prossegue com a terraplanagem e abertura das pistas, pavimentação, concretagem da laje de transição e a sinalização

Também serão gramados os taludes –  terrenos inclinados responsáveis pela sustentação e estabilidade do solo próximo ao platô – e feito o paisagismo, com o plantio de árvores. E as esculturas das emas, símbolos da região administrativa feitas pelo artista plástico Carlos Alberto Mendes, voltam ao seu ponto de origem.

Trecho da EPNB interditado nesta 2ª para obra no Viaduto do Riacho Fundo

Todo esse trecho complementar representa 15% do restante da obra do Viaduto do Recanto das Emas e deve ser executado em aproximadamente 60 dias. “A primeira etapa foi a construção da trincheira, já liberada e com melhorias evidentes para quem transita entre o Gama e o Plano Piloto e passa por aquela região. Seguimos agora para a conclusão de todo esse complexo, sem concorrência nos pontos de entroncamento”, explica o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

De acordo com o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, além de destravar o trânsito que por cerca de 20 anos enfrentava retenções, as melhorias vão se refletir também no desenvolvimento das duas regiões. “O Recanto das Emas e o Riacho Fundo II vêm despontando como novos polos de desenvolvimento do Distrito Federal, atraindo grandes empresas e mais investimentos”, afirma ele.

Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *