Dia Internacional da Juventude é comemorado neste sábado (12)

11 de agosto de 2023

GDF mantém programas de formação profissional e apoio aos jovens por meio da SEFJ

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Juventude, neste sábado (12), o Governo do Distrito Federal (GDF) reforça o compromisso de apoio aos jovens com o fomento de políticas públicas e programas de formação profissional, geração de emprego e inclusão por meio da Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF). São consideradas jovens as pessoas entre 15 e 29 anos de idade, segundo o Estatuto da Juventude.

Secretaria da Família e Juventude é o órgão de atendimento aos jovens no DF | Foto: Divulgação/SFJ-DF

“Recebemos a importante missão  do governador Ibaneis Rocha de impulsionar a juventude do DF a partir da geração de emprego, capacitação e, sobretudo, da inclusão dos  jovens mais vulneráveis aos programas de assistência. Não vamos parar até que consigamos políticas públicas que impactem positivamente a qualidade de vida dessas pessoas para que todos possam ter igualdade de oportunidades”, reforça o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso.

A SEFJ-DF tem o programa Jovem Candango, de formação técnico-profissional, no qual serão contratados 1.800 jovens até o fim de ano para atuar nos órgãos do GDF com todos os benefícios garantidos. No novo ciclo do programa, foram incluídos, por meio de um sistema de cotas, órfãos de feminicídio, jovens em situação de rua e os assistidos pelos programas Vira Vida e nos Centros de Juventude. Os inscritos podem acompanhar todo o  processo do novo ciclo neste endereço.

A SEFJ também implantou cinco centros de Juventude no DF (CJs), por meio dos quais atende jovens entre 15 e 29 anos.  Os centros de Juventude são espaços de convivência para a comunidade jovem que estimulam a prática de mobilização, participação e inclusão social. Os centros promovem o acesso à cultura, lazer, assistência social, esporte, qualificação profissional e educacional.

A secretaria também iniciou uma série de audiências públicas para discutir o Plano Distrital da Juventude junto aos jovens, com o objetivo de formular políticas públicas que atendam a realidade dessas pessoas nos próximos 10 anos. Confira o novo cronograma de audiências públicas que serão realizadas nas escolas públicas das regiões administrativas do DF.

A Secretaria está situada no Setor Comercial Sul, quadra 04, edifício Luiz Carlos Botelho, quinto andar.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF)

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *