Distritais da 9ª Legislatura tomam posse na CLDF

1 de janeiro de 2023
A cerimônia foi presidida pelo deputado Iolando e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha
A cerimônia foi presidida pelo deputado Iolando e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha

Tomaram posse os 24 deputados distritais eleitos para a 9ª Legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O ato, que marca o início do mandato dos parlamentares, ocorreu durante sessão preparatória realizada na manhã deste domingo (1º).

A reunião foi presidida pelo deputado Iolando (MDB), que ocupou o cargo de primeiro-secretário na Mesa Diretora da 8ª Legislatura, conforme determina o regimento interno em seu art. 7º; § 1º. O deputado Robério Negreiros (PSD), distrital que inicia seu 4º mandato, ocupou o cargo de secretário durante a cerimônia.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus e me orgulho muito por estar novamente aqui em mais um mandato que a população me concedeu. Prometo trabalhar em defesa de todas as famílias, das pessoas com deficiência e também pelas pessoas menos favorecidas. É um orgulho muito grande saber de onde vim e onde estou. Que possamos ter responsabilidade para com todos do DF”, afirmou Iolando.

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (Progressistas) e o deputado federal eleito Rafael Prudente (MDB) também fizeram parte da mesa diretora desta sessão preparatória para a posse dos distritais.

Juramento

O deputado Joaquim Roriz Neto (PL), o distrital mais jovem da nova legislatura, foi escalado, conforme estabelece o regimento interno da CLDF, para pronunciar da tribuna o seguinte compromisso formal: “Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal”.

Os parlamentares receberam o seu respectivo botom e diploma de posse das mãos da deputada Jaqueline Silva e do deputado Daniel Donizet.

Deputados Empossados

Os demais distritais acrescentaram ao compromisso expressões que simbolizam suas bandeiras de trabalho. Veja abaixo os deputados empossados e seus pronunciamentos.

Chico Vigilante (PT): “Prometo lutar por uma Brasília com justiça social”.

Dayse Amarilio (PSB): “Terão vez e voz as mulheres”.

Doutora Jane (Agir): “Prometo um mandato em defesa das mulheres e, principalmente, das não minorias negras”.

Fábio Félix (PSOL): “Em defesa de todas as famílias, inclusive as nossas famílias LGBTs”.

Gabriel Magno (PT): “Junto com Lula, vamos construir um Brasil e um DF mais justo”.

Hermeto (MDB): “Prometo trabalhar pelas pessoas mais carentes, junto com o governador Ibaneis”.

João Cardoso (Avante): “Legislar e fiscalizar por todo o DF com todos os poderes constituídos, defendendo as famílias”.

Jorge Vianna (PSD): “Por uma saúde pública de qualidade e pelo piso salarial da enfermagem”.

Martins Machado (Republicanos): “Fé, força e família”.

Max Maciel (PSOL): “Por uma juventude negra viva e por uma cidade pensada pela lógica da periferia e não mais pelo centro”.

Pastor Daniel de Castro (Progressistas): “Prometo cuidar das cidades, das pessoas e das famílias”.

Paula Belmonte (Cidadania): “Representar toda família, toda mulher, toda dona de casa e, como mãe de seis filhos, defender a nossa liberdade e nossa família”.

Pedro Paulo Pepa (Progressistas): “Servir à comunidade, trabalhando e honrando a família, as crianças e os idosos”.

Ricardo Vale (PT): “Trabalhar por solidariedade, justiça social, emprego sobretudo para as populações mais pobres do DF”.

Rogério Morro da Cruz (PMN): “Continuar minha luta pelo DF, estarei aqui para servir pelas mulheres e pelos idosos”.

Roosevelt Vilela (PL): “Continuar servindo a nossa população”.

Thiago Manzoni (PL): “Deus, pátria, família”.

Wellington Luiz (MDB): “Contra as desigualdades sociais e em favor dos mais necessitados”.

Jaqueline Silva (Agir): “Pelas mulheres, por mais igualdade social e por mais geração de emprego”.

Daniel Donizet (PL): “Pelo meio ambiente e por todos os animais do DF”.

Robério Negreiros (PSD): “Área de geração de emprego e renda e qualificação”.

Iolando (MDB): “Pela família, pelas pessoas com deficiência e pela melhoria da qualidade de vida no DF”.

Conheça aqui o perfil de todos os eleitos. 

Bancada feminina

Vale registrar que para a 9ª Legislatura foram eleitas quatro mulheres, uma a mais que a última legislatura. Compõem a bancada feminina: a distrital reeleita Jaqueline Silva (Agir); a estreante Doutora Jane (Agir), delegada da PCDF; Paula Belmonte (Cidadania), que encerrou mandato de deputada federal; e a enfermeira Dayse Amarilio (PSB), que era presidente do SindiEnfermeiro DF. O maior número de mulheres foi alcançado na Quarta Legislatura (2003 – 2006), quando havia 5 representantes.

Partidos

A pluralidade partidária da CLDF foi confirmada com 13 agremiações representadas. A maior bancada eleita foi do PL (quatro). Houve empate na segunda e terceira bancadas, PT e MDB (três cada). Na eleição de 2018, 19 partidos conseguiram eleger distritais.

Raça

Entre os parlamentares da 9ª Legislatura há oito que se autodeclararam pardos e três negros, o que corresponde a 45,83% da composição da casa.

Governador

Na sequência, os deputados distritais dão posse ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reeleito para o segundo mandato à frente do Palácio do Buriti e à vice-governadora, Celina Leão (PP), que encerra mandato de deputada federal. A cerimônia é realizada no auditório da CLDF.

Eleição presidente

Logo após a posse do governador, será realizada a eleição da Mesa Diretora da CLDF composta por presidente, vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro-secretários, seus respectivos suplentes, além do ouvidor e do corregedor. A Mesa Diretora comandará os trabalhos legislativos e administrativos da instituição no próximo biênio (2023/2024).

Candidato único à presidência, o deputado Wellington Luiz (MDB) disse que “é motivo de muito orgulho, muita alegria e de muita responsabilidade retornar a essa Casa depois de quatro anos e a gente espera corresponder à expectativa da população, dos nossos eleitores e poder fazer o melhor. Ouvir a população, transformando essas angústias em soluções. Essa é a nossa principal missão”.

Francisco Espínola – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *