Escola apresenta projeto de educação financeira à rainha dos Países Baixos

7 de junho de 2023

A EC 312 Norte recebeu a visita da dirigente, que foi conhecer ações desenvolvidas na unidade de ensino

A Escola Classe 312 Norte recebeu uma visita especial na manhã desta quarta-feira (7): a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta. Acompanhada pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, a dirigente foi conhecer de perto o projeto de educação financeira Aprender Valor, desenvolvido a partir de uma parceria da Secretaria de Educação (SEE) com o banco.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá (C), acompanhou na visita o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta | Foto: Mary Leal/SEE

“Se vocês aprendem educação financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos”Máxima Zorreguieta, rainha dos Países Baixos

O Aprender Valor tem atividades elaboradas para articular habilidades relacionadas ao uso responsável do dinheiro com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, de modo integrado. O projeto foi criado para conscientizar sobre a importância da educação financeira.

“A gente sabe a importância de trabalhar com as crianças essa questão financeira, para que elas possam crescer e se tornar adultos com essa visão diferente, de poupar, de gerenciar os seus recursos”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que acompanhou a visita. “A própria BNCC [Base Nacional Comum Curricular] já preconiza isso, trabalhando de forma inclusiva e transversal com as outras disciplinas.”

“Há um ditado que diz que o que você aprende hoje é o que você vai levar para o futuro; então, se vocês aprendem educação financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos”, declarou a rainha.

Aluna do quinto ano, Aghata Alves Rocha, 10, falou sobre a participação no projeto: “Ele me ajudou a diferenciar os preços. Antes, eu não ligava muito para o troco ou os centavos, mas agora eu aprendi a guardar dinheiro. Eu tenho uma meta de longo prazo, que é de poder ajudar na minha casa”.

Programa nas escolas 

Implantado em 2020 para os estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, o programa Aprender Valor, atualmente, conta com a participação de 161 unidades escolares. O programa tem como principal objetivo incentivar hábitos financeiros saudáveis e comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças.

*Com informações da Secretaria de Educação

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *