Estrutural vai ganhar novo pavimento com R$ 55 milhões de investimento

16 de outubro de 2022

Preparação de via para o recapeamento começa nesta segunda-feira (17) com retirada de meios-fios e defensas metálicas do canteiro central

Motoristas que transitam pela DF-095, a Estrada Parque Ceilândia (EPCL) ou simplesmente Via Estrutural, devem redobrar a atenção a partir desta segunda-feira (17). Por lá, o Governo do Distrito Federal (GDF), sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), prepara a pista para o início das obras de recuperação do asfalto com a retirada de meios-fios e defensas metálicas do canteiro central.

O tipo de pavimento que vai ser implantado tem durabilidade maior, com 20 anos de resistência | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

As pequenas intervenções permitirão a execução da grande obra e, durante esse período, ocorrerão fora do horário de pico, das 9h às 16h, a fim de evitar maiores transtornos à circulação. No resto do dia, o trânsito fluirá normalmente sem nenhuma alteração. A recomendação é que tanto os condutores, quanto os ciclistas e pedestres, trafeguem com cautela a fim de evitar acidentes ou situações de risco.

As obras vão beneficiar quase 120 mil motoristas que trafegam pela DF-095 vindos das cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires e Águas Lindas

A recuperação asfáltica da EPCL terá o investimento aproximado de R$ 55 milhões. Cerca de 100 operários estarão envolvidos na troca do pavimento asfáltico existente atualmente na rodovia distrital por pavimento rígido de concreto, ao longo das seis faixas de rolamento em um trecho de 24 km – somados os dois sentidos.

De acordo com o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o tipo de pavimento que vai ser implantado tem durabilidade maior, com 20 anos de resistência. “O asfalto atual apresenta rachaduras e afundamentos, em grande parte causados pelo excesso de carga dos caminhões. Já o novo material trará mais segurança e comodidade a quem circula por lá”, explica.

As obras incluem ainda a execução do sistema de drenagem, as sinalizações horizontal e vertical, além de ações complementares, como paisagismo. As melhorias vão beneficiar quase 120 mil motoristas que trafegam pela DF-095 vindos das cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires e Águas Lindas.

As próximas etapas serão informadas à medida que os serviços forem avançando, o que possibilitará que a população tenha condições de se preparar com antecedência e buscar rotas e horários alternativos de circulação.

Morador de Taguatinga, o aposentado João Bosco Santana comemora as intervenções, que vão melhorar as condições de tráfego na rodovia. “Felizmente, o asfalto aqui na Estrutural será trocado. Eu passo por aqui há muito tempo e esperava por esta boa notícia, que veio agora no final do ano”, declara.

*Com informações do DER-DF

Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *