22 de junho de 2021

Exclusivo: A luta dos povos indígenas contra o avanço dos garimpeiros; ouça podcast

Reconhecida internacionalmente, Alessandra Korap Munduruku denuncia os efeitos das atividades ilegais nas terras indígenas e a falta de apoio do governo federal. “Nosso povo pede socorro” 

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quarta-feira (16) que o governo federal adote imediatamente medidas para garantir a proteção da vida, saúde e segurança das populações indígenas nas terras Yanomami e Munduruku. O abandono das comunidades por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem causado resultados trágicos: crianças desnutridas, fugas em massa de adultos, recrudescimento da Covid-19 e cada vez mais mortes.

Para debater a exploração ilegal do território indígena por garimpeiros e madeireiros, o podcast Rádio FAP desta semana entrevista – com exclusividade – Alessandra Korap Munduruku, uma das líderes indígenas mais reconhecidas no mundo. Em 2020, a ativista recebeu o prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, nos Estados Unidos, por seu trabalho em defesa das terras, da cultura e dos direitos dos índios no Brasil.

As recentes decisões do STF a favor dos índios, o descaso do governo federal e a falta de políticas efetivas para o meio ambiente estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios Jornal Liberal, da TV Globo no Pará, documentário Falas da Terra, Fábio Porchat em participação no Festival Pontes de Cultura 2020, canção Nhanerãmoi’i Karai Poty, Memória Viva Guarani, Catraca Livre, TV Cultura, canal do Youtube Robert F. Kennedy Human Rights e Greenpeace Brasil.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. A edição-executiva é de Renato Ferraz.

Fonte: João Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *