GDF Mais perto do Cidadão leva assistência à população do Riacho Fundo II

10 de março de 2023

Primeira edição do programa está na cidade até este sábado (11) e oferece serviços gratuitos como acesso a programas sociais e emissão de RG

Apesar da chuva que caiu sobre o DF nesta sexta-feira (10), moradores do Riacho Fundo II acordaram cedo para acompanhar a execução de serviços essenciais oferecidos pelo programa GDF Mais Perto do Cidadão. O movimento foi grande nas tendas montadas em frente ao restaurante comunitário da cidade, e os serviços continuam neste sábado (11), das 9h às 13h.

A carreta do Na Hora foi uma das mais concorridas durante o primeiro dia do programa, que continua no sábado | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Esta é a primeira edição do programa, que reúne em um só local diversos atendimentos de órgãos públicos do GDF. Emissão de Carteira de Identidade, acesso à conta de água e de energia e benefícios sociais, atendimento da carreta da Defensoria Pública e corte de cabelo gratuito foram alguns dos serviços levados pelo GDF na ação itinerante.

Crianças também tiveram acesso a ações do programa, como orientações dos bombeiros

Coube à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) a organização do evento, que contou com o envolvimento de outras pastas, como as secretarias de Governo, de Segurança Pública e de Saúde. Lançado em fevereiro, o programa tem como foco a inclusão social, a eficiência dos serviços públicos e a acessibilidade da população. As crianças também puderam participar das ações, além de terem à disposição brinquedos para se divertir.

Acesso aos programas sociais

Uma carreta do Na Hora concentrou os atendimentos oferecidos pela Caesb, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Neoenergia e outros órgãos. O acesso estava concorrido. A dona de casa Maria da Consolação Nascimento, 66 anos, foi em busca de benefícios sociais. Ela atualizou seu cadastro para voltar a receber o Bolsa Família e aderir ao programa Prato Cheio.

“Só tenho a agradecer, pois não tenho renda e preciso muito dessa assistência”, disse a moradora do Riacho Fundo II. “Gostei muito porque o povo pode resolver seus débitos, tudo de que precisa, num lugar só. Não precisa ficar se deslocando para outro canto.”

Emissão gratuita de RG 

A desempregada Jailma Ferreira, 31, chegou às 7h ao local com o objetivo de tirar o RG das duas filhas – Gabriele, 8, e Helena, 3. Pegou uma senha e foi atendida na carreta da Polícia Civil. As meninas tiveram os dados coletados, e, em sete dias, o documento estará pronto. “Foi maravilhoso, pois faz tempo que precisava tirar a identidade delas”, contou Jailma. “Todo lugar solicitava um documento com foto, e elas não possuíam. Agora, vou levá-las para brincar um pouco no pula-pula”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, avaliou como positiva a ação. “Já tivemos uma experiência bem-sucedida com o Sejus Mais Perto do Cidadão, que realizou cerca de 200 mil atendimentos pelo DF”, pontuou. “Agora, o objetivo de todos é aumentar ainda mais esse número, mostrando que o governo existe para servir à população”.

Serviço

→ GDF Mais Perto do Cidadão – Riacho Fundo II
→ Dia: Sábado (11), das 9h às 13h
→ Local: Quadra 1A Etapa QN 10, Conjunto 4 – em frente ao Restaurante Comunitário.

Rafael Secunho, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *