Governo e CLDF trabalham por melhorias no setor Kanegae

15 de junho de 2022

O deputado Valdelino Barcelos e a administração regional do Riacho Fundo 1, em parceria com Caesb, Novacap, CEB e SLU, reafirmaram compromisso com avanços de infraestrutura na região

Há anos que as famílias da região são desassistidas pelas autoridades públicas. Segundo os síndicos e os moradores, nesta gestão, suas demandas foram ouvidas e, agora, os próximos passos serão as realizações das obras esperadas│Foto: João Rodrigues/Ascom

Com a participação do deputado Valdelino Barcelos, síndicos da Colônia Agrícola Kanegae participaram de uma reunião, nesta semana, na administração regional do Riacho Fundo I, com a presença da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Companhia Energética de Brasília (CEB) e Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Na oportunidade, os síndicos apresentaram demandas diversas de melhorias de infraestrutura na região do Kanegae para os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre os principais pedidos estiveram a ampliação da rede de água, abrigo para passageiros de ônibus, pavimentação de localidades da região, implantação de iluminação pública por LED e o reforço na coleta de lixo.


Hoje a realidade dos moradores dessa região é precária. Segundo informações dos síndicos, há períodos do ano que os habitantes chegam a ficar até 21 dias sem abastecimento de água. Além do problema de abastecimento, boa parte da região não possui iluminação pública.

Atualmente, na área total do Kanegae, vivem cerca de 2.000 famílias e, grande parte dessas pessoas, convivem diariamente com a falta de suprimentos básicos para a vida, como por exemplo, abastecimento de água, energia, esgoto, iluminação pública, entre outros.

Na oportunidade, os moradores indagaram a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e cobraram a criação de uma rede de águas pluviais, já que, no período de chuvas, por ser um local com algumas montanhas, a água desce com muita força podendo causar acidentes e destruição de casas.

“Na realidade, o Kanegae nunca foi uma região amparada pelo poder público. Sempre existiram demandas para esta área, desde os governos anteriores, mas não tínhamos oportunidade de expor. Agora estamos tendo abertura com o governo para mostrar nossa realidade e, dessa forma, alcançar nossas solicitações.”- disse o síndico de um dos condomínios.

No encontro, o deputado Valdelino Barcelos ressaltou que, conforme sua função parlamentar de fiscalizar o Executivo, não medirá esforços para atender as demandas dos síndicos e da população da Colônia Agrícola Kanegae. “Seguiremos na busca de melhorias de infraestrutura e saneamento na região”, afirmou.

“Meu papel, como deputado, é ouvir a população e levar ao governo as demandas do nosso povo.”- Deputado Valdelino Barcelos│Foto: Reprodução

Já a administradora Ana Lúcia Melo destacou que “é determinação do governador Ibaneis Rocha o trabalho conjunto por melhorias na Colônia Agrícola Kanegae. Juntos, conseguiremos entregar novas conquistas por um Riacho cada vez melhor”.

Vale ressaltar que a Colônia Agrícola Kanegae, em parte, está incluída no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) que deverá ser votado no final de outubro pela Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Por Expresso DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.