Ibaneis Rocha toma posse e menciona Lula: “Momento de união”

1 de janeiro de 2023

Ibaneis Rocha é o primeiro governador reeleito no primeiro turno das eleições do DF

Ibaneis Rocha toma posse e menciona Lula
Matheus Veloso/Metrópoles
Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal, às 11h30 deste domingo (1º/1). Celina Leão (PP) foi empossada como vice-governadora.

Em discurso, Ibaneis afirmou que respeita os Poderes constituídos e as instituições. Citou, ainda, o novo governo federal, sob gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a união do Brasil para “enfrentar os problemas de verdade” e disse que o período é de união.

“O momento, agora, é de união pelo Brasil. De paz para nossa cidade, que, hoje, recebe o novo presidente da República. Ele vem, com fé em Deus, para unificar e pacificar esse país. Precisamos de paz para enfrentar problemas reais, de fome, de miséria, desigualdade social e de gênero. O país não aguenta mais guerra. Chegou a hora de olhar para a frente, com respeito às diferenças”, declarou o governador reeleito.

Sobre os próximos quatro anos de gestão, Ibaneis prometeu trabalhar para gerar mais emprego, renda, dar educação e saúde de qualidade, além de ampliar os programas sociais. “Governar só vale a pena se for para quem mais precisa”, acrescentou.

A cerimônia que oficializou o início da segunda gestão de Ibaneis à frente do Palácio do Buriti ocorreu no auditório da Câmara Legislativa (CLDF).

Os presidentes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo; do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, estiveram na solenidade, entre outras autoridades.

Antes, Ibaneis descerrou a foto na Galeria dos Governadores, no Palácio do Buriti. Ele estava ao lado da esposa, Mayara Noronha Rocha, e de dois dos três filhos, Caio e Mateus.

O dia da posse de Ibaneis começou no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul. Na ocasião, foi celebrada uma missão de Ação de Graças. Ibaneis se emocionou, chorou e disse que ainda tem muito a fazer pelo DF.

Perfil

Ibaneis Rocha nasceu em 10 de julho de 1971, em Brasília. Formou-se em direito, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) e atuou como conselheiro federal e corregedor-geral da OAB Nacional.

Ele alcançou grande patrimônio atuando como advogado de sindicatos. Em 2022, o governador declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 79 milhões, R$ 14,3 milhões a menos do que em 2018, quando candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo.
Ibaneis foi eleito em 2018 com 1.042.574 votos, o que representa 69,79% dos votos válidos. Ele derrotou o então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e tornou-se o primeiro brasiliense nato a governar a capital federal.

O emedebista candidatou-se à reeleição, em 2022, obtendo 832.633 votos (50,31% dos votos válidos) e venceu no primeiro turno.
Ibaneis tem três filhos: Caio, João Pedro e Mateus. O mais novo, Mateus, de 4 anos, é fruto do relacionamento com a atual esposa, a advogada Mayara Noronha.

Celina Leão

Celina Leão, 45 anos, nasceu em Goiânia (GO), em 1977. Ela é formada em administração e possui pós-graduação. Aliada do governador Ibaneis, exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal, em 2020.

Começou na política como deputada distrital, em 2010, pelo PMN. Celina foi reeleita para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2014.

Em 2018, a parlamentar elegeu-se para o primeiro mandato de deputada federal, com 31.610 votos. Na Câmara dos Deputados, foi coordenadora da Secretaria da Mulher.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *