Inscrições abertas para entidades integrarem o Conselho dos Direitos da Mulher do DF

29 de janeiro de 2026

Entidades da sociedade civil que quiserem se inscrever têm de 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2026

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) publicou nessa quinta-feira (29) o Edital de Convocação nº 01/2026, que abre, entre 30 de janeiro e 28 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo público de composição das entidades da sociedade civil que irão integrar o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM/DF), no biênio 2026–2028.

Ao todo, serão selecionadas 13 entidades titulares e cinco entidades suplentes, que atuarão no acompanhamento, na formulação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Distrito Federal. O objetivo é garantir a participação social, a diversidade e a representatividade no colegiado

Para a secretária da Mulher e presidente do Conselho dos Direitos da Mulher do DF, Giselle Ferreira, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a democracia participativa. “O Conselho dos Direitos da Mulher é um lugar fundamental de escuta, diálogo e construção coletiva. A participação das entidades garante que as ações reflitam a realidade das mulheres do Distrito Federal, respeitando a sua diversidade e fortalecendo a defesa de direitos”, disse.

Assegurando a pluralidade de vozes, o edital reserva, no mínimo, cinco vagas para entidades que representem mulheres negras; mulheres indígenas, quilombolas, ciganas ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais; mulheres com deficiência; mulheres idosas; e mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais/travestis).

Ao todo, serão selecionadas 13 entidades titulares e cinco entidades suplentes, que atuarão no acompanhamento, na formulação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Distrito Federal | Foto: Divulgação/SMDF

Quem pode participar

Podem participar do processo seletivo entidades da sociedade civil do Distrito Federal que atuem há, pelo menos, dois anos na promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres, na igualdade de gênero e no enfrentamento a todas as formas de violência e discriminação, além de organizações alinhadas aos eixos do II Plano Distrital de Políticas para as Mulheres.

 

As organizações interessadas devem comprovar atuação mínima em duas regiões administrativas do DF, conforme previsto no edital.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 30 de janeiro a 28 de fevereiro, até as 23h59 (horário de Brasília), e devem ser realizadas exclusivamente online, por meio de formulário disponível no site da Secretaria da Mulher, através deste link.

Etapas do processo

O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:

• Inscrição das entidades;
• Análise documental e habilitação;
• Prazo para recursos;
• Eleição por votação online entre as entidades habilitadas;
• Homologação do resultado final.

A votação ocorrerá no dia 30 de março, de forma online, com participação das representantes indicadas pelas entidades habilitadas. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site da SMDF.

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal é um espaço estratégico de participação social e controle democrático, responsável por contribuir para a construção, o monitoramento e o aprimoramento das políticas públicas voltadas às mulheres em toda a sua diversidade.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail eleicaocdmdf@mulher.df.gov.br ou cdmdf@mulher.gov.br.

*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)

Por

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *