Muros de sustentação da alça do BRT no Túnel de Taguatinga são concretados

4 de dezembro de 2022

Pista suspensa que liga viaduto para ônibus à Avenida Elmo Serejo será apoiada por dois paredões com 80 m de comprimento. Concretagem terá trabalhos divididos em dez etapas

Os dois muros que vão sustentar a alça do BRT, via de ligação entre o viaduto para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo, começaram a ser concretados. Cada um dos paredões terá 80 m de extensão, com altura variando de quase 4 m a 1 m. Por conta do tamanho, o processo será dividido em dez etapas.

A armação dos muros que vão sustentar a alça do BRT conta com 10 toneladas de vergalhão de aço e foi montada em cima de uma camada de concreto magro | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

“Concretamos metade dos primeiros dez metros do muro. Como começamos o serviço pela parte mais alta da parede, precisamos dividir o trabalho em duas partes”, comenta o engenheiro civil Everaldo Barros. “Enchemos 2 m de forma e, amanhã [segunda-feira], faremos o 1,8 m restante.”

A estrutura dos paredões é reforçada por 11 toneladas de vergalhões de aço. A armação foi montada em cima de uma camada de concreto magro, usada para proteger a construção da umidade do solo. O trabalho de corte, dobra e montagem das barras circulares levou dez dias para ser concluído.

Os dois muros laterais vão sustentar a pista até que ela esteja a cerca de um metro da superfície. “O restante da via não precisará de contenção”, explica o engenheiro civil José Alfredo Aguiar. “Os últimos cinco metros da alça serão feitos em cima de um aterro até que encontrem as faixas de rolamento da Elmo Serejo”.

Fonte: Carolina Caraballo, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *