Onda de calor eleva temperaturas na região central do Brasil

13 de setembro de 2022

Previsão do Inmet é de máxima de 40ºC

Brasilienses aproveitam feriado de carnaval com sol e calor. Foto: Marcelo Camargo

Uma onda de calor atinge, até quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal.

Segundo o Inmet, as altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil.

Além disso, segundo os especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

A partir de quinta-feira (15), há uma pequena possibilidade de chuva nas localidades mais afetadas pelo calor na área central do país, o que vai amenizar as temperaturas, apesar de permanecer abafado. A chuva age como um termorregulador da atmosfera, já que as nuvens formam uma espécie de barreira do calor.

Por Agência Brasil – Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *