Cobertura com os equipamentos mais modernos abrange 94% da região
O coração de Brasília está mais iluminado. A CEB Iluminação Pública e Serviços (IPes) alcançou 94% de modernização em LED no Plano Piloto. A região abriga o maior parque de iluminação pública do Distrito Federal, com 57 mil luminárias – das quais 54 mil já foram substituídas por equipamentos de LED, que oferecem maior durabilidade, eficiência energética e luminosidade.
“É um investimento que retorna rapidamente em benefícios ambientais e em qualidade de vida para os brasilienses”
Mauro Landim, diretor de Modernização da CEB IPes
A modernização da região é essencial, pois o local concentra grande parte dos trabalhadores do Distrito Federal. Estima-se que mais de 500 mil pessoas trabalhem no Plano Piloto, segundo estudo da Codeplan publicado em 2020.
No entanto, apenas 19,2% desses trabalhadores residem nessa região administrativa (RA), enquanto os 80,8% restantes vêm de outras regiões.
A modernização faz parte do programa de melhoria da iluminação pública conduzido pela CEB IPes em todas as regiões administrativas do DF.
“É um investimento que retorna rapidamente em benefícios ambientais e em qualidade de vida para os brasilienses”, afirma o diretor de Modernização, Mauro Landim. A meta, lembra ele, é 100% de modernização, consolidando Brasília como uma das capitais mais eficientes e bem-iluminadas do país.
Ceilândia e Samambaia possuem os maiores parques de iluminação pública do Distrito Federal, com 26 mil e mais de 24 mil pontos, respectivamente. As duas regiões já contam com 84% da iluminação modernizada. Em terceiro lugar está Taguatinga, que soma cerca de 20 mil luminárias e tem apenas 4% do parque ainda composto por lâmpadas de vapor de sódio.
*Com informações da CEB IPes
Por
Agência Brasília


