Projeto Escolas Inovadoras transforma a vida de estudantes da rede pública

22 de novembro de 2023

Iniciativa abrange quatro escolas do DF com propostas de aprendizagem diferenciadas e pautadas na integração entre alunos e comunidade

Um projeto piloto desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) tem transformado a vida dos estudantes da rede pública. Lançado em 2019, o Escolas Inovadoras proporciona que os centros de ensino da capital se tornem verdadeiros laboratórios de transformação educacional, onde alunos, professores, pais, responsáveis e a comunidade se unem para repensar e reinventar o processo de aprendizagem.

A iniciativa tem como objetivo a melhoria direta dos índices de frequência escolar e de conclusão dos anos finais do ensino fundamental, além de oferecer apoio psicológico aos estudantes e realizar melhorias prediais nas instituições contempladas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPDF) e com organizações da sociedade civil (OSCs).

Cada instituição participante conta com uma OSC parceira e segue um projeto de aprendizagem único | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Uma das instituições selecionadas pelo programa é o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 de Taguatinga. O colégio tem como parceiro a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), que recentemente promoveu um concurso para distribuição de bolsas integrais no Colégio Católica de Brasília válidas para os três anos do ensino médio. A premiação busca valorizar os três estudantes do 9º ano da unidade educacional que obtiveram o melhor desempenho acadêmico.

Nesta quarta-feira (22), foram divulgados os vencedores do concurso. Um dos contemplados foi o estudante Arthur César Oliveira de Andrade, que terminou a disputa em primeiro lugar. “Essa oportunidade que a escola nos deu vai influenciar muito no meu futuro. É um motivo de orgulho para os meus familiares, e vou aproveitar essa chance ao máximo”, disse o adolescente.

Arthur César Andrade: “Essa oportunidade que a escola nos deu vai influenciar muito no meu futuro”

Rian Moreira Barros, outro beneficiado com a bolsa, afirma que a conquista acadêmica não seria possível sem o apoio dos docentes da unidade educacional. “O colégio permitiu essa oportunidade aos alunos. É uma chance única de poder estudar em um colégio como a Católica”.

Integração

Além do CEF 11 de Taguatinga, outros três colégios públicos do DF estão inseridos no Escolas Inovadoras: CEF 1 da Vila Planalto, CEF 5 de Taguatinga e Escola Técnica de Ceilândia. Cada instituição participante conta com uma OSC parceira e segue um projeto de aprendizagem único, desenvolvido a várias mãos e com a atuação direta de todos os atores inseridos no processo de formação das crianças e adolescentes.

“A educação não ocorre só dentro da escola, ela envolve toda a comunidade”Ana Paula Aragão, coordenadora científica da FAP/DF

“A educação não ocorre só dentro da escola, ela envolve toda a comunidade”, enfatiza Ana Paula Aragão, coordenadora científica da FAP/DF. “Por meio do projeto, buscamos transformar a vida desses estudantes por meio de uma visão de educação inovadora. Queremos que eles desenvolvam outras habilidades, tenham acesso a novas disciplinas e novas modalidades de aulas”, detalha.

No CEF 5 de Taguatinga, por exemplo, o projeto-base é intitulado Aprender em Comunidade. Desenvolvida em parceria com o Instituto Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), a proposta tem como premissa dar espaço aos alunos no processo decisório de políticas de aprendizagem. A escola ainda oferece abordagem diferenciada na saúde mental dos estudantes.

O projeto Escolas Inovadoras foi criado em 2019, por meio do Edital 04/2019, que abriu chamamento público para OSCs interessadas em participar na consolidação dos projetos educacionais

O CEF 1 da Vila Planalto, por sua vez, conta com o apoio da União Planetária para desenvolver nos estudantes e na comunidade educacional uma conscientização acerca da sustentabilidade, valorização da diversidade e da cidadania. A proposta da escola inclui aulas de educação ambiental e yoga para os adolescentes.

Participam do Escolas Inovadoras o CEF 11 de Taguatinga, o CEF 5 de Taguatinga, o CEF 1 da Vila Planalto e a Escola Técnica de Ceilândia

Já a Escola Técnica de Ceilândia baliza sua proposta pedagógica na sintonia entre os elementos curriculares e as experiências de aprendizagem, com tendências avançadas dos audiovisuais, por meio dos jogos eletrônicos, e educação empreendedora. A ação, apoiada pela Associação de Startups e Empreendedores Digitais do Brasil, tem foco na melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar e na transformação das realidades sociais.

Cooperação

O projeto Escolas Inovadoras foi criado em 2019, por meio do Edital 04/2019, que abriu chamamento público para OSCs interessadas em participar na consolidação dos projetos educacionais. Em função da pandemia, o termo de cooperação entre as instituições selecionadas foi assinado no segundo semestre de 2021. Todo o processo foi coordenado pela Secretaria de Educação e contou com um orçamento de R$ 15 milhões.

Victor Fuzeira, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *