Queimadas aumentam interrupções de energia em todo o Distrito Federal

15 de setembro de 2022

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Neoenergia Brasília usa ferramenta capaz de monitorar focos de incêndio próximos às linhas de distribuição

Foto: Breno Pessoa/Neo Energia

Brasília, 15 de setembro de 2022 – Além dos mais de quatro meses sem registro de chuva, Brasília tem sofrido com o clima seco, a umidade relativa do ar baixíssima, além das altas temperaturas. Esses fatores somados aumentam, significativamente, o risco de incêndios na capital federal. Nas duas últimas semanas, por exemplo, duas queimadas em vegetações próximas à rede elétrica ocasionaram interrupções no fornecimento de energia de São Sebastião, do Mangueiral, do Jardim Botânico e do Lago Sul. Neste ano, a Neoenergia Brasília registrou 12 desarmes de linhas de distribuição devido ao fogo, prejudicando aproximadamente 160 mil pessoas. Esse número é 10 vezes maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

As queimadas podem provocar a interrupção de energia, mesmo que as chamas não atinjam diretamente a rede. “Quando as chamas atingem diretamente à rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores são danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento, explica o diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília, Antônio Carlos Queiroz.

Fonte: Breno Pessoa/Neo Energia

 

Em mais uma ação de preparo preventivo contra queimadas próximas à rede elétrica, a distribuidora implementou no Centro de Operações Integradas (COI), desde o início do ano, uma ferramenta disponibilizada pelo Climatempo e que consegue monitorar os focos de incêndio em andamento no Distrito Federal, permitindo que os técnicos da concessionária atuem tempestivamente nos casos onde o fogo se aproxima das linhas de distribuição. Todo esse trabalho é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Breno Pessoa/Neo Energia

 

SEGURANÇA – A Neoenergia Brasília reforça que simples atitudes podem contribuir para que o fogo não se disperse e dá algumas dicas de segurança para evitar queimadas próximas à rede elétrica:

 

• Não queimar o lixo doméstico;

 

• Não jogar pontas de cigarros acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;

 

• Não fazer queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;

 

• Caso um foco de incêndio que atinja a rede elétrica seja identificado, ele não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Neoenergia Brasília pelo 116.

 

Fonte: Breno Pessoa/Neo Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *