Rampa do BRT no Túnel de Taguatinga é ampliada

24 de maio de 2023

Via de ligação entre o boulevard do complexo viário e a Avenida Elmo Serejo vai ganhar pista de aceleração

A rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga será ampliada. Para garantir aumento da fluidez no acesso à Avenida Elmo Serejo, a via ganhará mais 100 m lineares, acréscimo que funcionará como pista de aceleração. A sub-base do alongamento já está pronta. Agora, a equipe trabalha na base da via, feita com brita graduada simples (BGS).

A alça do BRB conecta o viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

‌Segundo o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra, a pavimentação da pista de aceleração vai consumir cerca de 180 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Faremos três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada, espalhado e compactado a uma temperatura de 145º C”, conta.

‌A alça do BRT é responsável por conectar o viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga, a 3 m de altura do chão, à Avenida Elmo Serejo. A rampa foi construída sob dois muros, cada um com 70 m de comprimento. Para garantir uma boa sustentação, os paredões foram feitos de concreto armado.

‌“Usamos aproximadamente 11 toneladas de aço para reforçar as estruturas”, comenta José Alfredo. “Entre um muro e outro, 1.570 m³ de pó de pedra preencheram uma área de 714 m² para dar todo o apoio necessário às faixas de rolamento.”

Fonte:  Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *