Sol Nascente, no DF, se torna a maior favela do Brasil, segundo prévia do Censo 2022

17 de março de 2023

Região ultrapassou Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios. Atualmente, são 32.081 residências no local.

Ônibus circula na região do Sol Nascente, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Ônibus circula na região do Sol Nascente, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, segundo dados da prévia Censo 2022, do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a região ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios.

A pesquisa mostra que, atualmente, o Sol Nascente tem 32.081 domicílios, enquanto a Rocinha tem 30.955. Em comparação com 2010, a favela da capital cresceu 31%, enquanto a região do Rio de Janeiro aumentou 20%.

O presidente do IBGE, Cimar Azeredo, explica que o instituto considera como favela toda área em que a ocupação se deu de forma precária. De acordo com ele, a diferença entre o Sol Nascente e a Rocinha é o relevo, enquanto um é mais plano o outro é “acidentado”.

“O Sol Nascente tem formato plano, com acesso muito mais fácil. Foi uma área ‘fácil ‘de fazer”, afirmou o presidente do IBGE, Cimar Azeredo.

Crescimento

Rua 7 do Sol Nascente, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Rua 7 do Sol Nascente, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O especialista em arquitetura e urbanismo Benny Schvarsberg explica que o Sol Nascente pode crescer ainda mais. De acordo com ele, a região fica a cerca de 35 quilômetros do centro de Brasília e, até 2019, fazia parte de Ceilândia, que tem aproximadamente 500 mil habitantes.

“Esse crescimento deve continuar, até que o governo faça algo para atenuar”, diz.

De acordo com o especialista, o ideal é que se promova urbanização de qualidade, transporte público e saúde, além de segurança e educação. Outro ponto destacado por ele é o investimento em infraestrutura de saneamento.

Como a população total do Brasil já foi recenseada, os dados definitivos do Censo 2022 devem ser divulgados até o fim de abril.

Fonte: G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *