13 de outubro de 2021

Sonho de criança e alma de atleta

Robertinho Vieira, grande promessa do esporte Brasiliense, com apenas 8 anos, já conquistou números impressionantes em sua carreira

Todos os mitos do esporte, um dia, foram sonhadores, e quase todos os seus sonhos vieram da infância. É assim a vida das crianças que dedicam parte de suas vidas aos esportes: entregue desde cedo aos desafios, à disciplina, ao controle e à nobreza de se superar diariamente.

Robertinho é atleta desde os 2 anos e tem conquistado espaço no mundo da luta. São mais de 50 medalhas em diversas categorias: Jiu Jitsu, Muay Thai e Judô. Foto: Cedida por familiares

Neste Dia das Crianças, não são os adultos que ditam as regras: são meninas e meninos que provam que é de pequeno que se chega a ser grande em qualquer modalidade.

Da nossa série “Sonhos de crianças e almas de atletas”, apresentamos a vocês o pequeno Robertinho, de 8 anos. Conheceu o esporte e a luta ainda na tenra idade, mas já se mostrou um atleta promissor com diversas habilidades.

Seu primeiro contato com o esporte foi no Judô. Robertinho começou treinar com 2 anos e 7 meses. Aos 4 anos, iniciou no Jiu Jitsu e logo em seguida o Muay Thai. A grande influência para o esporte em sua vida foi o pai, Roberto Vieira, atleta profissional e professor de Jiu Jitsu e Muay Thai.

Roberto Vieira é pai e treinador de Robertinho. Além de treinador, Roberto também foi lutador profissional. Foto: Arquivo pessoal

“Acho que, além do incentivo de pai, o fato de que eu tenha sido lutador profissional e ainda professor de lutas (faixa preta de Jiu Jitsu e grau preto de Thai) sirva como exemplo, incentivo e motivação pra ele, já que desde muito pequeno sempre me acompanhou nos treinos e campeonatos.”

Segundo o seu treinador e pai, Robertinho leva uma vida bem disciplinada. Treinando 4 horas diárias, às vezes até 6 horas, divididas entre Judô, Jiu Jitsu, Muay Thai e o funcional voltado para a preparação física, o nosso pequeno atleta já conquistou mais de 50 medalhas. Confira algumas conquistas:

  • Campeão do AJP tour/etapa Brasília 2021;
  • Campeão do summer league bjj pro 2021 kids(fbjjd);
  • Campeão da winter cup bjj pro 2021(fbjjd);
  • Campeão do Brasília internacional open 2021(fbjjd);
  • Campeão da copa do Brasil de jiu jitsu 2021(fbmma);
  • Campeão da copa do mundo(fbmma);
  • Campeão panamericano(fbmma);
  • Campeão Brasileiro Centro-Oeste 2021 (fbmma);
  • Campeão Brasiliense de Jiu jitsu 2021(fbmma);
  • Campeão da copa Aparecidense de Muay Thai 2020;
  • Campeão de várias etapas do brasiliense de judô (Femeju)

“O meu objetivo enquanto pai é manter ele em um caminho legal, longe de coisas ruins, drogas e más influências, proporcionar capacidade atlética e de defesa pessoal, saúde e bons valores apreendidos nas aulas de artes marciais.”

Foto: Cedida por familiares

Ao ser questionado sobre o seu objetivo, Robertinho tem um sonho bem claro: “ser campeão brasileiro e mundial de Jiu Jitsu, lutar MMA e poder viver sendo lutador.”

Benefícios do esporte no desenvolvimento infantil

Segundo especialistas, além de estimular a criança a cuidar da saúde e do corpo, o esporte é um excelente canal de identificação entre aluno e escola, pois a atividade esportiva é considerada um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento.

Algumas vantagens de ter uma frequência de exercícios físicos na infância: Desenvolvimento físico e motor, aprimoramento na evolução social infantil, fortalecimento da consciência corporal. Os exercícios físicos, quando incentivados ainda na infância, podem fazer com que essa criança se torne um adulto saudável, preocupado com a saúde e o corpo.

Contato com Robertinho

Nas suas redes sociais, Robertinho exibe um pouco do seu dia-a-dia de treinos, preparação, alimentação e diversão. Para conhecer mais do nosso pequeno atleta sigam-no nas redes sociais @robertinhovieiraneto.

Roberto Vieira treinador: @chuck_vieira

Academia: @noronhajiujitsu

Equipe: @sangriamuaythai

Fonte: 

70 thoughts on “Sonho de criança e alma de atleta

    • Ana Caroline says:

      Esse rapazinho é muito especial!!!
      E com certeza está motivando muita gente grande por aí!!!
      Parabéns Robertinho! Siga seus sonhos porque vc tem muita garra, e irá alcançá-los!!!!

  1. Bruno F says:

    Robertinho é um garoto muito dedicado, e todos os seus resultados vem dessa vontade de conquistar seu sonho !
    Parabéns mlk, te admiro tanto quanto admiro teu pai ! Abração!

  2. Ricardo ( quixaba says:

    Sou fã do Robertinho (brabinho), ele tão novo mais já com muita bagagem na sua trajetória no esporte merece todo nosso apoio, incentivo, carinho e respeito, futuro no esporte de Brasília com certeza, parabéns a todos os envolvidos, seu pai @chuck_vieira, @noronhajiujitsu, @sangriamuaythai, tem mostrado pra que veio tmj!!!

  3. Yara Rangel Diniz says:

    Garoto lindo, inteligente e muito carinhoso… nasceu pra ser atleta, é determinado, empenhado e disciplinado, com certeza será um atleta a representar o Brasil.

    • Roberto Vieira da Silva Junior says:

      Parabéns Robertinho. Acompanho sua dedicação, determinação e comprometimento diários. Sou seu fã número 1 e incentivador em todos os momentos!

      • Roberto Vieira says:

        Agradecer ao meu amigo Alessandro Noronha por ser professor de Jiu jitsu do meu filhote, pela paciência e comprometimento com nosso mini atleta desde o começo. E ao sensei Werneck por ensinar a arte do judô que tanto faz diferença nas lutas dele. Oss

  4. Lorena Barcellos says:

    Parabéns Robertinho!!! Vc vai longe!!! Ja te vejo no mais alto pódio das Olimpíadas daqui uns anos!!! Vou torcer muito! Vc promete demais!

  5. Roberto Vieira da Silva says:

    Sendo eu, Roberto Vieira da Silva, pai do Roberto Vieira da Silva Júnior, e avô do Roberto Vieira da Silva Neto, o Robertinho. Participei desde o início da origem de tudo isso. Quando eu tinha 35 anos já levava o meu filho Roberto Júnior que tinha 8 anos de idade para correr 9 quilômetros “no sol”. As pessoas ficavam chocadas em ver um menino correndo com um adulto atleta. Vi várias vezes meu filho ser campeão brasileiro de Muay Thai. O Robertinho já correu 5 Quilômetros comigo no Parque Madureira. O mulequinho tem alma de atleta.Com a orientação, principalmente, do pai e de todos os outros Mestres (Mestre Noronha e outros); Robertinho será um orgulho para o nosso país.

  6. Roberto Vieira da Silva says:

    Sendo eu, Roberto Vieira da Silva, pai do Roberto Vieira da Silva Júnior, e avô do Roberto Vieira da Silva Neto, o Robertinho. Participei desde o início da origem de tudo isso. Quando eu tinha 35 anos já levava o meu filho Roberto Júnior que tinha 8 anos de idade para correr 9 quilômetros “no sol”. As pessoas ficavam chocadas em ver um menino correndo com um adulto atleta. Vi várias vezes meu filho ser campeão brasileiro de Muay Thai. O Robertinho já correu 5 Quilômetros comigo no Parque Madureira. O mulequinho tem alma de atleta.Com a orientação, principalmente, do pai e de todos os outros Mestres (Mestre Noronha e outros); Robertinho será um orgulho para o nosso país.

  7. Isabel says:

    Robertinho é campeão!!! Mal espero para vê-lo lutando MMA!!! Ele detona todos os adversários!!! Menino forte, dedicado e com espírito de vencedor!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *