Trabalho preventivo desobstruiu mais de 8 mil bocas de lobo em um ano

9 de janeiro de 2024

Outros 400 mil m² de bacias de contenção receberam limpeza. Equipes da Novacap terão o reforço de robôs para mapear redes e otimizar o serviço em 2024

A limpeza de bocas de lobo é um dos serviços essenciais executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para garantir qualidade de vida para quem transita pelo Distrito Federal. Em 2023, a companhia desobstruiu mais de 8.500 bocas de lobo e limpou mais de 400 mil m² de bacias de contenção. Graças ao trabalho preventivo diário realizado pelos técnicos, os alagamentos e a proliferação de roedores e animais peçonhentos são evitados ao longo do ano.

A população pode solicitar a limpeza de bocas de lobo à Novacap pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal, via 162 ou pela internet | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Novacap prevê para este ano a contratação de mais pessoal e de equipamentos tecnológicos que vão otimizar a limpeza de bocas de lobo. O projeto a ser licitado consiste na utilização de uma espécie de aspirador e de um robô capazes de examinar e limpar um bueiro entre 10 e 40 minutos e armazenar 12 toneladas de resíduos, o equivalente à limpeza de 20 bocas de lobo.

“No momento, parte da limpeza é feita com o caminhão desobstruidor e o restante, de forma manual. Os operários avaliam o local para decidirem qual a melhor atuação. Infelizmente, a população faz muito descarte nas bocas de lobo. A gente encontra de galhos e folhagens a resto de construção civil e até mesmo móveis”, afirmou o chefe da Divisão de Manutenção de Drenagem Pluvial da Novacap, Edivaldo Amaral.

As limpezas de bocas de lobo são realizadas mediante demanda. A população pode solicitar a atuação da Novacap pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal, via 162 ou pela internet. Além disso, a companhia também trabalha em parceria com outros órgãos de governo, como administrações regionais e Secretaria de Governo (Segov-DF).

Thaís Miranda, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *