União distribuirá primeiras doses da vacina contra a dengue em fevereiro

26 de janeiro de 2024

Primeiro lote do imunizante chegou ao Brasil no dia 20; demais quantidades serão entregues durante o ano, e DF já está preparado para aplicação

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde (MS) anunciou a estratégia de vacinação contra a dengue. A primeira remessa da vacina contra a doença, que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegou ao Brasil no dia 20. A imunização faz parte de uma série de ações iniciadas, ainda este ano, para o combate à dengue.

Mapa da distribuição dos imunizantes produzidos pela Takeda; previsão é que 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano | Arte: Ministério da Saúde

O lote com cerca de 757 mil doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda, faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas ao MS. A União adquiriu todo o quantitativo disponível pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses, que, de acordo com a empresa, serão entregues ao longo do ano. No Brasil, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses. Para 2025, o órgão federal já contratou 9 milhões de doses.

Remessa

Ainda não há data para início da vacinação no DF, nem o quantitativo exato a ser destinado pela União. Diante da capacidade limitada de fabricação, as vacinas serão destinadas a municípios de grande porte, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024 e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Os critérios para a definição das cidades que vão receber as doses foram acordados entre o Ministério da Saúde em conjunto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A lista dos entes federativos divulgada pelo MS reúne 521 cidades brasileiras em 37 regiões de saúde. A remessa recebida vai passar pelo processo de liberação da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo enviada em seguida para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

DF preparado 

“Assim que os imunizantes chegarem, serão imediatamente distribuídos aos serviços de vacinação e disponibilizados à população do DF”, afirma a gerente substituta da Rede de Frio do Distrito Federal, Karine Castro. Ela assegura que a rede distrital está preparada  para cumprir as orientações oficiais quanto às estratégias de vacinação e ao público-alvo.

O público-alvo em 2024 são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa. No DF, esta população é estimada em 194 mil pessoas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *