Unidades educacionais de Sobradinho recebem novos estacionamentos e retorno para ônibus escolares

30 de junho de 2025

Obras próximas à Escola Classe 4 (EC 4) e ao Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) visam facilitar mobilidade e segurança da comunidade escolar

Mais segurança e mobilidade para a comunidade escolar de Sobradinho. Essa é a proposta das obras em andamento próximas à Escola Classe 4 (EC 4) e ao Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4), realizadas pelo GDF Presente em parceria com a administração regional. A intervenção prevê a criação de um estacionamento e o retorno de ônibus escolares no local, beneficiando diretamente alunos, professores, servidores e moradores da região.

Com cerca de 2.472 m² – o equivalente a três campos de futsal –, a nova área vai comportar de 40 a 60 vagas para veículos. A retirada da grama já foi concluída, e agora as equipes trabalham no nivelamento do solo, preparando o espaço para receber a capa asfáltica. Ao todo, serão aplicadas aproximadamente 297 toneladas de massa asfáltica, garantindo durabilidade e segurança para o tráfego de veículos.

A nova área vai comportar de 40 a 60 vagas para veículos | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Para dar agilidade à obra, estão sendo utilizados equipamentos como pá carregadeira, motoniveladora, caminhão-pipa, rolo compactador tipo pata e três caminhões trucados. A execução é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com o apoio do GDF Presente – Polo Norte, da Administração Regional de Sobradinho e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).

“A administração, em parceria com os órgãos públicos, procura atender a comunidade da educação e dar prioridade a demandas que visam trazer mais qualidade de vida para todos”, destaca o administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro.

Todas as unidades escolares de Sobradinho devem ser contempladas com ações de zeladoria

Segundo ele, todas as unidades escolares da região devem ser contempladas com ações de zeladoria. “Desde que assumi o cargo, visitamos as escolas e anotamos os principais anseios delas. Nossa meta é chegar a todos os colégios com melhorias conforme as necessidades específicas de cada um”, afirma.

O coordenador do Polo Área Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, ressalta que a obra atende a uma demanda antiga da comunidade: “Estamos muito satisfeitos em cumprir esse trabalho, por meio de uma articulação e execução rápidas”, afirma.

Comunidade satisfeita

Maria Viviane Salazar: “Uma boa escola começa na acessibilidade”

A supervisora administrativa do CEF 4, Andrea Sena, destaca que a nova estrutura vai aliviar os engarrafamentos registrados nos horários de pico. “Essa benfeitoria vai resolver a questão dos congestionamentos de carros e ônibus escolares nos horários de entrada e saída dos 1,3 mil alunos que estudam na escola”, avalia.

Para a diretora da EC 4, Maria Viviane Salazar, a ampliação também vai facilitar o acesso na entrada e saída da unidade. “Uma boa escola começa na acessibilidade. Essa é uma conquista para toda a comunidade escolar, tanto alunos quanto moradores”, resume.

Por

Thais Umbelino, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *