O primeiro dia do verão começa nesta quarta-feira (21/12) com precipitações no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas nuvens, pancadas de chuva e baixas temperaturas, inclusive para o Natal e o Ano-Novo.
Até as 10h30 desta quarta-feira (21/12), o DF está sob alerta laranja, perigo devido à possibilidade de chuvas intensas e ventos de 60km/h a 100 km/h. O Inmet informa que há risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A meteorologista do Inmet Luize Moraes afirma que uma das características do verão no DF é a presença de muitas chuvas e a irregularidade do tempo no período. “Ele fica mais fechado, com umidade alta, e a temperatura pode diminuir. É uma variação normal para a estação”, comenta.
A especialista acrescenta que o Sol deve voltar a aparecer em janeiro, quando há previsão de temperaturas mais elevadas. O verão termina em 20 de março.
Nesta quarta-feira (21/12), a máxima deve chegar a 23°C, e a mínima, a 18°C. A umidade relativa do ar oscila entre 65% e 95%. “Também é esperado um certo volume de chuvas para este fim da semana”, acrescenta Luize Ramos.
Medidas de proteção
Saiba o que fazer para se proteger em caso de tempestades:
- Se houver ventos fortes, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda delas e de descargas elétricas;
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia dos imóveis;
- Em caso de emergência ou dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Metropoles