Viaduto do Recanto das Emas passa por últimos retoques

18 de março de 2023

Nesta sexta (17), duas faixas de pedestres foram instaladas, e a roçagem e a varrição concluídas. Com o trânsito das duas vias já liberado, obra viária vai beneficiar cerca de 60 mil motoristas

Esta sexta-feira (17) foi dia de acertar os últimos detalhes da obra do Viaduto do Recanto das Emas. Uma construção grandiosa, iniciada em maio de 2021, e na qual foram investidos R$ 30,9 milhões pelo governo. O esperado viaduto vai proporcionar um acesso fácil à RA e ao Riacho Fundo II, além de desafogar o pesado tráfego para quem passa por ali.

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) instalaram hoje duas faixas de pedestres nas marginais de acesso às regiões administrativas. Outros trabalhadores finalizaram a varrição e o serviço de roçagem no espaço. No balão, onde já estão as tradicionais emas que simbolizam o Recanto, operários da Administração Regional do Riacho Fundo II finalizaram as letras em concreto que dão nome à RA.

Prestes a ser inaugurado, viaduto do Recanto das Emas passa pelos retoques finais | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A ciclovia compartilhada com a pista de pedestres ainda apresenta uma tinta brilhosa, como nova, apesar de já estar aberta há algumas semanas para uso da população. Com o trânsito das duas vias liberado em setembro do ano passado – sentido Gama-Samambaia e vice-versa -, faltavam, de fato, os retoques finais. E a expectativa dos moradores é grande por dias melhores ali na região.

Margarida de Jesus, moradora do Riacho Fundo II, diz: “É uma obra que já está fazendo a diferença. Tanto o embelezamento quanto o acesso à nossa cidade foram coisas que melhoraram muito”

“Na minha opinião, é uma obra que já está fazendo a diferença. Tanto o embelezamento quanto o acesso à nossa cidade foram coisas que melhoraram muito. Dá orgulho de ver”, emociona-se a moradora do Riacho Fundo II Margarida de Jesus, 66. Afinal, já são 27 anos residindo ali. “Além do que, tinha muito medo de acidente, pois já presenciei alguns feios por aqui. Acredito que tudo isso vai acabar”, aposta.

Já o comerciante Davi Torres, 26, lembra que o movimento nas lojas já melhorou e ainda pode crescer mais. Gerente de uma loja de serviços automotivos no Recanto das Emas, ele elogiou a obra: “As pessoas hoje querem praticidade. Chegar rápido nos locais, ter onde estacionar. A entrada aqui das cidades era muito ruim”. “Era um engarrafamento enorme não só para quem mora aqui, mas também para quem segue para o Gama, Santa Maria”, aponta.

Conforme lembra o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, a obra vai beneficiar cerca de 60 mil motoristas que passam ali diariamente, sem deixar de oferecer segurança aos pedestres. “Temos a pista compartilhada onde o cidadão ou o ciclista podem atravessar de um lado para outro com segurança. Ali próximo também há uma passarela de pedestres. É uma obra que valoriza a mobilidade”, enfatiza o gestor.

Recuperação asfáltica até o Gama

Após a finalização do elevado, o próximo passo será a recuperação asfáltica da Estrada Parque Contorno (DF-001), do viaduto até o Balão do Periquito, no Gama. O DER publicou, no Diário Oficial do DF da última terça-feira (14), a autorização para dar início aos trabalhos, no trecho entre a BR-060 e a DF-065. A obra custará cerca de R$ 6,3 milhões.

Rafael Secunho, da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *