Vídeo mostra pacientes intubados em corredor de hospital do DF

24 de março de 2021

Homem que filma mostra pessoas em camas no Hospital de Santa Maria. Na narração, ele culpa parte da população por não respeitar o isolamento

corredor de hospital
Reprodução
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um corredor do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) com vários pacientes intubados com coronavírus. A gravação foi postada na terça-feira (23/3).

O homem que filma faz um desabafo e acusa parte da população do Distrito Federal pela situação caótica na unidade de saúde, uma vez que muitos não respeitam as medidas de distanciamento social necessárias para barrar a propagação da Covid-19.

“Fica brincando, aqui é o Hospital de Santa Maria, isso aqui é um corredor”, afirma. “Todo mundo no tubo. Fica aí tomando cervejinha sem máscara!”, finaliza a pessoa que grava as imagens.

O que diz o Iges-DF

Questionado, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, que faz a gestão do Hospital de Santa Maria, respondeu que, para melhor atender seus pacientes e não deixar ninguém sem assistência, tem aproveitado todos os espaços possíveis em suas unidades.

Veja a nota do Iges-DF, na íntegra:

O Iges-DF esclarece que a equipe da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Covid-19 do Hospital Regional de Santa Maria está fazendo um grande esforço para não deixar pacientes sem atendimento. No local, a capacidade máxima é de 15 pacientes, mas nessa terça-feira (23/3) foram acomodados 23 pacientes que precisavam de assistência. O Iges ainda esclarece que:

– em razão do cenário de pandemia, em que é registrada uma sobrecarga tanto das unidades públicas quanto privadas, as unidades do Iges estão tentando aproveitar todos os espaços possíveis para atender pacientes;

– o excedente de pacientes não comprometeu o atendimento, visto que foi feita a intubação dos 14 pacientes que necessitaram e os outros nove receberam os demais cuidados necessários;

– os pacientes estão sob constante monitoramento, para que, em caso de agravamento do quadro clínico, o hospital solicite rapidamente um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cuja transferência depende do complexo regulado da Secretaria de Saúde“.

Média móvel

A média móvel de mortes por Covid-19 na capital do país acumulou a 9ª alta consecutiva e chegou, na terça (23/3), ao maior número já registrado desde o início da pandemia: 46,7. O recorde anterior foi no dia 21 de agosto de 2020, no pico da primeira onda, quando o índice marcou 43,9.

Na comparação com o apurado há 14 dias, houve crescimento de 157,5%, o que confirma a tendência de rápida alta na quantidade de mortes. Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas antes. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.

One thought on “Vídeo mostra pacientes intubados em corredor de hospital do DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.