SLU suspende coleta e varrição de lixo nesta terça (16); saiba o que fazer

15 de maio de 2023

População deve manter resíduos sólidos dentro de casa e ter atenção redobrada com descarte de lixo no local apropriado; interrupção no serviço ocorre devido ao ponto facultativo para os trabalhadores da limpeza urbana

Atenção! Catação, varrição e coleta de lixo estarão suspensas nesta terça-feira (16) devido ao ponto facultativo do Dia do Gari. Por conta disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) criou o Dia sem Lixo – data em que a população deve ter atenção redobrada à produção e ao descarte de resíduos.

‌Campanha valoriza a dedicação diária das equipes de garis aos cuidados com a limpeza da cidade, ação com a qual a população pode colaborar | Foto: Geovane Sampaio/SLU

“No Dia sem Lixo, pedimos que a população mantenha os resíduos dentro de casa e, nos demais dias, que os separe pelo menos em duas frações – recicláveis e coleta convencional”Andréa Almeida, chefe da Unidade de Medição e Monitoramento do SLU

‌“Em todo o Distrito Federal não haverá o recolhimento de resíduos, e a população deverá fazer a sua parte: não sujar a cidade e não depositar o lixo fora de casa”, salienta o presidente do SLU, Sílvio Vieira. “A ideia é chamar a atenção para a limpeza urbana e para a valorização dos garis, que trabalham para manter o DF limpo e promover saúde para toda a população.”

‌Manter o lixo fora das ruas evita o surgimento de vetores, como mosquitos e demais insetos, e o ataque de roedores e cachorros. “No Dia sem Lixo, pedimos que a população mantenha os resíduos dentro de casa e, nos demais dias, que os separe pelo menos em duas frações – recicláveis e coleta convencional. Esse ato simples facilita o trabalho de todos e ainda contribui com a preservação do meio ambiente”, defende a chefe da Unidade de Medição e Monitoramento do SLU, Andréa Almeida.

Atenção ao descarte

‌Se não for possível adiar o descarte, o morador pode procurar um dos mais de 500 papa-lixos ou um dos 23 papa-entulhos distribuídos no Distrito Federal. Os papa-lixos são contêineres semienterrados preparados para receber resíduos da coleta convencional, ou seja, todo o material que não vai para a coleta seletiva.

‌Já o papa-entulho é o espaço adequado para o descarte de restos de obra, móveis velhos e outros itens volumosos. Esses equipamentos estão disponíveis em Águas Claras, Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Samambaia.

‌A população deve ter atenção também com o descarte de lixo no chão. Embalagens, papéis, entre outros itens, devem ser inseridos em alguma das mais de 21 mil lixeiras do SLU instaladas em todas as regiões administrativas. “É um comportamento que esperamos diariamente”, conclui Andréa Almeida.

‌‌Veja, abaixo, um resumo do que fazer no Dia sem Lixo.

→ Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou do comércio e só os disponha para coleta na rua na quarta-feira (17)
→ Se preferir, utilize algum papa-lixo ou papa-entulho, conforme as especificidades de cada equipamento
→ Evite jogar lixo nas ruas. Procure a lixeira mais próxima ou guarde os resíduos consigo até encontrar um local apropriado para descarte
→ Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia sem Lixo e como cada um pode ajudar na limpeza da cidade.

Comemoração

O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976.

‌A festa deste ano será no Distrito de Limpeza Norte, próximo ao Noroeste, das 8h às 13h. Haverá lanche especial, música ao vivo, sorteio de prêmios, show de talentos dos garis e oferta de serviços de saúde, entre outras atrações.

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *